Download

Tubos Aletados----Por que usar tubo aletado?

Tubos Aletados----Por que usar tubo aletado?


Os Tubos Aletados , redondos ou elípticos, com vários tipos de aletas (Fitas Laminadas “Helicoidais”, conformadas no próprio tubo “Integrais” e estampadas “Retangulares”), são normalmente utilizados em aplicações diversas em Aquecedores e Resfriadores de Gases e Ar, Aero condensadores de vapor, pré-aquecedores de ar através de vapor, óleo térmico ou água quente, etc.


Por que usar tubo aletado?


A velocidade a qual se transferir calor de um fluido quente para um fluido frio através da parede de um depende do coeficiente de tranferência de calor entre os fluidos e a parede do tubo, assim como a área pela qual se encontra exposto cada fluido. Quando se utilizam tubos sem aletas, o fluido que tem o menor coeficiente de transferência de calor controla a transferência de calor total. Em casos que o coeficiente de transferência de calor do fluido dentro do tubo seja maior que a do fluido no exterior, é conveniente na maioria dos casos, aumentar a superfície externa dos tubos com a utilização de aletas, afim de aumentar a velocidade de transferência de calor. Compensando assim as diferenças significativas do coeficiente de transferência de calor, aletando-se o lado de menor coeficiente. Caso contrário, o efeito em redução do comprimento total exigido será pouco ou nenhum, e o custo, consequentemente, será muito maior. Só se deve pensar em aletar tubos externamente, a partir de uma relação maior que 3 entre os coeficientes interno e externo.


I – Fin 

Neste procedimento de aletagem, o material das aletas é submetido a uma deformação controlada, resultando em bom contato sob pressão entre o “pé” das aletas e o material de base (tubo), obtendo-se desta forma boa transferência de calor.


Neste procedimento, as aletas são fixadas nas extremidades dos tubos com solda (quando tubo e aletas são materiais compatíveis (ex: cobre/cobre) ou pinos soldados no tubo(quando os materiais dos tubos e aletas não são compatíveis para solda(ex: cobre/alumínio). Para este tipo de aletagem a máxima temperatura de operação recomendada é 150°C.


G – Fin (Grooved Fin/ Aletas Encravadas)


Este tipo de aletagem é confeccionado em um dispositivo especial, onde um canal é aberto no material de base (tubo) com ferramental específico, e as aletas são firmemente travadas nesse canal. Esse procedimento assegura que a máxima transferência de calor seja mantida nas altas temperaturas de operação dos tubos. A aletagem tipo G-FIN é recomendada para temperaturas máximas de operação até 450°C.


L – Fin


Neste tipo de aletagem, o material das aletas é submetido a uma deformação controlada, resultando em um ótimo contato sob pressão entre o “pé” das aletas e o material de base (tubo), maximizando desta forma as propriedades de transferência de calor. Além da vantagem acima, a base das alertas ajudam a aumentar a proteção do material de base (tubo) à corrosão.


Neste procedimento, as aletas são fixadas nas extremidades dos tubos com solda (quando tubo e aletas são materiais compatíveis (ex:cobre/cobre) ou anéis de trava (quando os materiais dos tubos e aletas não são compatíveis para solda (ex: cobre/alumínio).Para este tipo de aletagem a máxima temperatura de operação recomendada é 150°C.


Corrugado


Neste caso, o material das aletas é conformado em um dispositivo apropriado, criando as rugas e sendo “enrolados” sob forte pressão no material de base (tubo). Este processo resulta em aletas com formato ondulado, podendo ainda ser em toda sua altura ou apenas no “pé” das aletas, que são firmemente fixadas aos tubos por meio de ponta de solda.


Para otimizar a performance e conseguir melhores resultados, pode-se galvanizar os tubos depois de aletados pelo processo de galvanização a fogo. A máxima temperatura de operação para este tipo de tubo aletado é de 250°C.


Espiralado


Fabricados em equipamentos de última geração os TUBOS ALETADOS ESPIRALADOS possuem pontas livres sem rebarba, com superfície lisa (livres de recartilhados), garantindo uma perfeita vedação entre o tubo e a parede do espelho, o processo de aletamento pode ser contínuo ou interrompido, podendo haver áreas sem aletas em distintos pontos, facilitando na montagem do equipamento.


Os Tubos Espiralado são usados normalmente em compressores de ar e máquinas de pasteurização, fabricados em bitolas que variam de Ø ½ “até 3 ½”.Possuem diversos tipos de passes em sua aspira e comprimento ilimitado.


Trufin


Possuem pontas lisas de acordo com as necessidades do cliente podendo ter seu aletamento contínuo ou interrompido, sem limites de comprimento e com diâmetro aletado nunca excedendo o diâmetro original do tubo, facilitando a troca dos tubos no equipamento sem necessidade da remoção do espelho. A máxima temperatura de operação recomendada para este tipo de tubos varia de acordo com a liga do material utilizado.



 



[Download]